segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estudo associa má saúde oral a problemas de raciocínio

Um estudo realizado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, aponta que uma boa higiene bucal pode ajudar adultos a manter o raciocínio saudável. A pesquisa descobriu que pessoas com idade próxima dos 60 anos, que possuem doenças na gengiva, podem ter problemas de raciocínio rápido e memória.
O pesquisador James Noble e sua equipa também descobriram que adultos com os maiores níveis da bactéria Porphyromonas gingivalis, causadora de problemas na gengiva, têm o dobro de chances de não passar em testes feitos com cálculos de subtração de números com três dígitos.

Os resultados são baseados nas descobertas feitas com mais de 2300 homens e mulheres que foram testados pelos cientistas. Os participantes do estudo tiveram a saúde bucal analisada e realizaram uma série de testes para observar o seu raciocínio.
No geral, 5,7% dos adultos mostraram problemas em completar certos testes de memória, e 6,5% não conseguiram completar os testes de subtração reversa. Os participantes com os maiores níveis da bactéria tiveram os piores resultados nestes testes.
Várias pesquisas já associaram a má saúde oral com doenças cardíacas, diabetes e doença de Alzheimer. Doenças na gengiva podem influenciar as funções cerebrais por meio de vários mecanismos, de acordo com os pesquisadores do novo estudo. Este tipo de doença pode causar inflamações pelo corpo inteiro, um factor de risco para a perda das funções mentais saudáveis

Descoberto em crocodilos material para implantes dentários




Cientistas tailandeses descobriram na casca dos ovos de crocodilo uma rica fonte de hidroxipatite, uma substância cálcica usada em implantes dentários e para tratar fracturas ósseas, informa hoje a imprensa. A descoberta foi realizada por uma equipa de farmacêuticos da Universidade de Kasetsart, após uma investigação de quase três anos com cascas de ovos procedentes dos maiores criadores de crocodilos da Tailândia.
Segundo o professor Sutatip Sirisarnpisart, um grama de casca de ovo de crocodilo contém cerca de 70 por cento de hidroxipatite, uma substância que a indústria farmacêutica internacional extrai actualmente de cascas de ovos de galinhas.

Nas suas experiências, os cientistas tailandeses constataram que as cascas de ovo de crocodilo, depois de trituradas e misturadas com fosfato num processo hipotérmico idêntico ao usado com os ovos de galinha, são de maior qualidade por terem uma pigmentação mais branca e maior espessura.

Os resultados da investigação deverão ajudar a relançar o moribundo negócio da criação de crocodilos, que são engordados em explorações nos arredores da capital tailandesa dedicadas à comercialização da sua pele e carne.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

as próteses dentárias são motivo de depressão

Quando faltam meia dúzia de dentes vale sempre a pena investir num implante.... mesmo a sério.... ter uma prótese, por melhor que seja pode ser motivo de profunda depressão... experimentei e nhaaaacccc.... é a pior coisa que há... faz vómitos e custa imenso mastigar.... Muito se sofre para poder sorrir!!!