terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cuidados para os Séniores


1-COM A IDADE QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE PODEM SURGIR NA CAVIDADE ORAL, NOS DENTES, NAS GENGIVAS E NAS MUCOSAS?
Os problemas mais comuns que surgem com a idade são as cáries, principalmente as cáries radiculares (raízes dos dentes), a doença periodontal (gengivas), a perda de dentes, as alterações funcionais da cavidade oral (mastigação), o desgaste dentário, o cancro oral, a xerostomia (sentir a boca seca) e a dor crânio-facial. Outras alterações associadas à idade estão relacionadas com o aparecimento de mucosas sensíveis e finas, alteração da cor dos dentes e diminuição da percepção de certos sabores.
Saúde oral sénior - foto 1

Saúde oral sénior - foto 2

PREVENÇÃO E CUIDADOS DE SAÚDE ORAL

2-PERANTE PROBLEMAS COM A MINHA SAÚDE GERAL POSSO FAZER TRATAMENTOS COM SEGURANÇA NO MÉDICO DENTISTA?
Sim, é importante visitar o Médico Dentista e informá-lo de todos os problemas de saúde e dos medicamentos que está a tomar. Deste modo, o tratamento médico dentário decorrerá em segurança, pois o profissional irá tomar todos os cuidados necessários e
realizar os tratamentos adequados a cada situação clínica.


3-É IMPORTANTE INFORMAR O MEU MÉDICO DENTISTA DE TODOS OS MEDICAMENTOS QUE TOMO?
Sim, pois alguns medicamentos quando tomados de forma continuada tem repercussões na cavidade oral e nos tratamentos. O Médico Dentista poderá ajustar a terapêutica prescrita e realizar os tratamentos na cavidade oral com segurança, diminuindo ou
mesmo evitando interferências desses medicamentos.


4-É IMPORTANTE MANTER OS DENTES NATURAIS?
Sim, devemos procurar manter os dentes naturais usando os recursos da Medicina Dentária. Um único dente pode ser um meio de retenção de uma prótese removível, durante alguns anos. Os cuidados preventivos a ter com este dente, nomeadamente o número de visitas a realizar ao Médico Dentista, deve ser o mesmo, como se existissem mais dentes na cavidade oral.


5-AS ALTERAÇÕES ESTÉTICAS, DE DENTES E DAS GENGIVAS, QUE SURGEM COM A IDADE, PODEM SER CORRIGIDAS?
Sim, com a idade os dentes podem sofrer alterações de cor ficando mais amarelos e/ou acastanhados, assim como podem surgir dentes com aspecto longo, devido à retracção gengival, ou mais curtos, por causa do desgaste. Existem tratamentos, por vezes simples e pouco dispendiosos, que podem ajudar a melhorar a estética em algumas situações como, o recurso a resinas compostas ou ao branqueamento dentário. Outros mais complexos e completos como reabilitações protéticas fixas ou o recurso à ortodontia (correcção do posicionamento dentário), podem ser soluções também indicadas nestas idades.

Saúde oral sénior - foto 3
Saúde oral sénior - foto 4
Saúde oral sénior - foto 5
Saúde oral sénior - foto 6


6-EXISTEM RISCOS EM MANTER NA CAVIDADE ORAL OS DENTES NATURAIS?
Não, desde que os dentes não apresentem problemas de cárie, doença periodontal (gengivas), ou estejam a provocar trauma das mucosas ou qualquer outra alteração que possa prejudicar a saúde em geral. Deve ser o Médico Dentista a avaliar a sua saúde oral
e, em conjunto estabelecer um plano de tratamento adequado.


7-QUAIS OS PROBLEMAS MAIS GRAVES QUE PODEM SURGIR COM A PERDA DOS DENTES NATURAIS?
Para além das alterações estéticas, fonéticas e funcionais a perda de um dente provoca na boca alterações nomeadamente nos outros dentes, pois alteram a relação que estes estabelecem, isto é, os restantes dentes movem-se para os espaços que ficam “vazios” sofrendo rotações e versões e alterando a oclusão (mordida).
Saúde oral sénior - foto 7

8-QUANDO OS DENTES “ABANAM”, OU AS GENGIVAS SANGRAM E DOEM, O QUE DEVO FAZER?
Deve dirigir-se com a máxima urgência ao Médico Dentista para que este avalie o estado da boca. Poderá ser urgente, para além de outras medidas, a realização de uma destartarização (limpeza) para eliminar a placa bacteriana e/ou tártaro que constituem causas desta situação clínica. A placa bacteriana é uma espécie de película que adere aos dentes e às gengivas e quando não é removida transforma-se em tártaro duro e rugoso, lesivo para as gengivas e para o suporte dos dentes, provocando,numa fase mais avançada, dor e mobilidade dentária.
Saúde oral sénior - foto 8

Saúde oral sénior - foto 9

9-QUE MEDIDAS PREVENTIVAS APLICAR PARA AJUDAR A MANTER A SAÚDE DA MINHA BOCA?
Escovar os dentes diariamente, pelo menos duas vezes por dia, uma das quais obrigatoriamente antes de deitar, com uma escova média, e usar escovilhões interdentários ou fio dentário para hieginizar os espaços entre os dentes e um raspador lingual para limpar a língua. Usar diariamente um dentífrico fluoretado e um suplemento de flúor, em bochecho, é o ideal para prevenir a cárie dentária e a perda de dentes. Os anti-microbianos como a cloro-hexidina podem ajudar a diminuir as bactérias na boca ajudam a controlar a placa bacteriana e o aparecimento do tártaro. Se sentir a boca seca, usar substitutivos de saliva para a humedecer a cavidade oral. Pode ser útil. Aconselhe-se com o seu Médico Dentista. Deve ter cuidado com os alimentos ricos em açucares (refinados ou não).

Deve visitar o Médico Dentista pelo menos 2 vezes por ano.


10-VALE A PENA COLOCAR PRÓTESES DENTÁRIAS PARA SUBSTITUIR OS DENTES NATURAIS PERDIDOS?
Sim. Os dentes intervêm em processos como a mastigação, deglutição, fonética e no aspecto da estética facial. Quando perdemos dentes, sofremos alguma destas alterações que podem ser minimizadas se substituímos os dentes em falta através de
próteses dentárias, que poderão ser fixas ou removíveis.


11-COMO PODEM SER SUBSTITUÍDOS OS DENTES NATURAIS PERDIDOS?
A perda dentária no idoso pode ser compensada através de tratamentos com prótese fixa ou prótese removível. Os tratamentos com próteses removíveis são os mais comuns, devendo o idoso reabilitado com prótese ser alvo de uma atenção contínua pelo Médico Dentária. Este profissional terá uma atenção preventiva, no sentido de avaliar a necessidade de modificações e readaptações.
Saúde oral sénior - foto 10
Saúde oral sénior - foto 11

12-QUE CUIDADOS DEVO TER COM AS PRÓTESES DENTÁRIAS?
A manutenção das próteses exige alguns cuidados, tais como higienização após as refeições (das próteses e dos dentes naturais caso existam), limpeza feita com uma escova especial para próteses, ou uma escova das unhas com cerdas de nylon e um pouco de dentífrico ou se puder um pouco de sabão ou um produto específico para higienizar próteses para evitar a formação de manchas. Por fim, a passagem por água abundante. Remover as próteses durante o sono, diariamente, para que as mucosas descansem durante algumas horas, salvo em raras excepções. Conserva-las em água mas, associada ao uso de pastilhas desinfectantes comercializadas (meios alcalinos). Sempre que surja um “mal-estar” na mucosa oral, procurar a ajuda do Médico Dentista.


13-COMO POSSO MANTER UMA BOA SAÚDE ORAL NA MINHA IDADE?
Marcando uma consulta numa clínica de Medicina Dentária, onde o Médico Dentista poderá identificar os problemas orais e dar informações de como os solucionar, em função das necessidades de cada individuo. Os beneficiários do complemento solidário para idosos podem dirigir-se ao centro de saúde e solicitar junto do médico de família apoio para a consulta de Medicina Dentária, mediante a integração no Projecto de Saúde Oral para Pessoas Idosas (cheque dentista).


14-MESMO NÃO TENDO DENTES NATURAIS DEVO CONSULTAR UM MÉDICO DENTISTA COM REGULARIDADE?
Sim, com o passar do tempo os tecidos orais sofrem modificações podendo surgir lesões que quando não controladas se podem transformar em lesões malignas. Os portadores de próteses dentárias totais sofrem alterações das mucosas e desajustes das próteses, que deverão ser corrigidas para evitar feridas e lesões graves. Em algumas situações devem avaliar-se as infecções por fungos associadas ao uso de próteses dentárias.


15-ONDE ME DEVO DIRIGIR PARA FAZER AS PRÓTESES DENTÁRIAS?
Para substituir os dentes perdidos por próteses dentárias, removíveis ou fixas, deve dirigir-se ao Médico Dentista e pedir-lhe uma avaliação da situação clínica e da indicação de qual o melhor tipo de prótese. Só estes profissionais têm competências clínicas para o aconselhar e tratar.


16-POSSO BENEFICIAR DE COMPARTICIPAÇÃO FINANCEIRA NA AQUISIÇÃO E REPARAÇÃO DAS MINHAS PRÓTESES?
Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos podem dirigir-se a uma Clínica de Medicina Dentária para a realização, a readaptação ou para consertar as próteses. O Médico Dentista fornecerá então uma cópia da receita médica da prótese, a factura discriminada da despesa e o recibo de pagamento. Estes documentos deverão ser entregues no Centro de Saúde, que verifica toda a documentação.
O pagamento é efectuado pelo Instituto da Segurança Social, e
traduz-se numa comparticipação até 75% (máximo 250• cada 3 anos) da despesa, na aquisição e reparação de próteses dentárias.

terça-feira, 22 de março de 2011

Prótese dentária, o grande tormento

A maior desilusão, tristeza e sofrimento é gastar um balúrdio numa prótese dentária que não se consegue usar porque cada vez que a colocamos vomitamos... será assim com toda a gente????
Nada como implantes... são caros mas conseguem usar-se... e não é bem deitar dinheiro à rua...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estudo associa má saúde oral a problemas de raciocínio

Um estudo realizado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, aponta que uma boa higiene bucal pode ajudar adultos a manter o raciocínio saudável. A pesquisa descobriu que pessoas com idade próxima dos 60 anos, que possuem doenças na gengiva, podem ter problemas de raciocínio rápido e memória.
O pesquisador James Noble e sua equipa também descobriram que adultos com os maiores níveis da bactéria Porphyromonas gingivalis, causadora de problemas na gengiva, têm o dobro de chances de não passar em testes feitos com cálculos de subtração de números com três dígitos.

Os resultados são baseados nas descobertas feitas com mais de 2300 homens e mulheres que foram testados pelos cientistas. Os participantes do estudo tiveram a saúde bucal analisada e realizaram uma série de testes para observar o seu raciocínio.
No geral, 5,7% dos adultos mostraram problemas em completar certos testes de memória, e 6,5% não conseguiram completar os testes de subtração reversa. Os participantes com os maiores níveis da bactéria tiveram os piores resultados nestes testes.
Várias pesquisas já associaram a má saúde oral com doenças cardíacas, diabetes e doença de Alzheimer. Doenças na gengiva podem influenciar as funções cerebrais por meio de vários mecanismos, de acordo com os pesquisadores do novo estudo. Este tipo de doença pode causar inflamações pelo corpo inteiro, um factor de risco para a perda das funções mentais saudáveis

Descoberto em crocodilos material para implantes dentários




Cientistas tailandeses descobriram na casca dos ovos de crocodilo uma rica fonte de hidroxipatite, uma substância cálcica usada em implantes dentários e para tratar fracturas ósseas, informa hoje a imprensa. A descoberta foi realizada por uma equipa de farmacêuticos da Universidade de Kasetsart, após uma investigação de quase três anos com cascas de ovos procedentes dos maiores criadores de crocodilos da Tailândia.
Segundo o professor Sutatip Sirisarnpisart, um grama de casca de ovo de crocodilo contém cerca de 70 por cento de hidroxipatite, uma substância que a indústria farmacêutica internacional extrai actualmente de cascas de ovos de galinhas.

Nas suas experiências, os cientistas tailandeses constataram que as cascas de ovo de crocodilo, depois de trituradas e misturadas com fosfato num processo hipotérmico idêntico ao usado com os ovos de galinha, são de maior qualidade por terem uma pigmentação mais branca e maior espessura.

Os resultados da investigação deverão ajudar a relançar o moribundo negócio da criação de crocodilos, que são engordados em explorações nos arredores da capital tailandesa dedicadas à comercialização da sua pele e carne.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

as próteses dentárias são motivo de depressão

Quando faltam meia dúzia de dentes vale sempre a pena investir num implante.... mesmo a sério.... ter uma prótese, por melhor que seja pode ser motivo de profunda depressão... experimentei e nhaaaacccc.... é a pior coisa que há... faz vómitos e custa imenso mastigar.... Muito se sofre para poder sorrir!!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A placa

mais conhecida por prótese dentária.... é uma coisa horrível... a sensação mais indescritível que se pode ter....  bom mesmo é ter implantes.....